Protagonismo migrante marca 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado

Evento foi promovido pela Frente Independente de Refugiados e Migrantes, que busca fortalecer coletivos e movimentos de imigrantes e refugiados em São Paulo.

No Dia Internacional do Refugiado, refugiados e imigrantes querem transmitir uma mensagem que foge do retrato de pessoas dependentes do governo ou instituições. Querem se representar politicamente e partilhar sua cultura com os brasileiros. Essa mensagem marcou o 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado, primeira grande ação da Frente Independente de Refugiados e Migrantes (FIRI), que reuniu neste domingo refugiados, migrantes e brasileiros no centro de São Paulo.

O apoio e prestígio ao evento também chega de fora do Brasil. Mesmo estando em viagem à Bolívia, a militante boliviana Jobana Moya, integrante da Equipe de Base Warmis, reforçou a necessidade de união e articulação entre migrantes e refugiados.

Queremos ser vistos como sujeitos políticos, capazes de nos organizar, colocar nossas pautas e posicionamentos. Acreditamos que juntos, sim, somos mais fortes, e que nossa diversidade cultural nos enriquece e fortalece como Frente. Nosso papel é importante para visibilizar a causa de migrantes e refugiados”.

Leia a notícia completa em: