Luta por direitos dos imigrantes é tema de exposição em São Paulo

Era o ano de 1991. Verônica chegava a São Paulo com oito anos. Acompanhava sua família, que vinha da Bolívia, para encontrar o pai já estabelecido na capital. Preocupada com a educação dos filhos, a mãe de Verônica procurava uma escola que aceitasse recebê-los, já que ainda estavam irregulares no País. A estadual Prudente de Moraes permitiu matriculá-los. Dois anos se passaram e a Secretaria de Educação estabeleceu algumas mudanças na matrícula dos alunos. Um dos requisitos era que os estudantes fossem cadastrados com o R.G. Em outubro de 1994, o diretor convocou Verônica e outras crianças, que foram obrigadas a deixar a escola por não terem documentos. “Na época, eu tinha 11 anos” – conta Verônica Quispe Yujra – “fiquei muito triste e percebi a importância que tinha um documento, e o quanto não tê-lo podia me tirar”.

Segundo Jobana Moya, boliviana que vive no Brasil desde 2007 e participou do projeto de história oral, “as mulheres em geral já estão numa situação de vulnerabilidade, mas as que são imigrantes enfrentam ainda mais dificuldades. Por exemplo, caso uma brasileira sofra qualquer tipo de violência doméstica, ela pode denunciar na delegacia da mulher. Mas se você é imigrante e não está regularizada, você não vai denunciar, pois é provável que a polícia se atenha mais com a sua situação imigratória do que com o que de fato ocorreu”. Por isso, Moya, enfatiza a importância de as mulheres imigrantes se mobilizarem e conquistarem seu espaço: “Em muitos manifestações que vamos com o coletivo, as pessoas falam: ‘Pelas mulheres negras, deficientes.. e todas as demais especificidades’. Porém, eu juro, nunca escutei ninguém falar das mulheres imigrantes e refugiadas. Estamos na cidade, mas ninguém nos enxerga”, afirma a ativista que participa do coletivo Equipe de Base Warmis.

Leia a matéria completa em: