Migração é destaque em fórum de mídia livre em SP

O papel de mídias independentes no acompanhamento de assuntos relacionados às migrações e refúgio será debatido em São Paulo em um painel com militantes, comunicadores e pesquisadores voltados à temática.

O debate, chamado de “Mídia Livre e Migração – o olhar humano na cobertura da migração e do refúgio”, integra a Semana Latino-americana de Mídia Livre: Respostas Humanizadoras para os Novos Tempos e acontece no próximo dia 23, a partir das 19h no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

O evento é organizado pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas e a Agência Internacional de Notícias Pressenza, e conta com apoio do Centro Universitário Belas Artes. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrição que pode ser feita neste link. http://assista.quatrov.com.br/w/1e2ezlpe5nDKIrA84ec9-4a804

O painel contará com a participação de:

Antonio Andrade, imigrante boliviano editor do Planeta América Latina, portal de notícias relacionadas a migração, cultura e diversidade;

Ricardo Arias, imigrante colombiano e editor da Pressenza Paris;

Rodrigo Borges Delfim, jornalista e editor do MigraMundo ;

Andrés Espinoza, imigrante boliviano e comunicador da rádio imigrante “El Merengue de la Tarde”;

Denise Cogo, professora e pesquisadora da ESPM-SP, autora da pesquisa “Mídia, interculturalidade e migrações contemporâneas”.

Logo após o painel, haverá um debate sobre os temas apresentados. Sobre os organizadores Grupo ativo em São Paulo há 03 anos, a Equipe de Base Warmis é formada por voluntárias, imigrantes e brasileiras, que desenvolvem atividades com objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres imigrantes da capital paulista. A equipe faz parte do Organismo Internacional Convergência das Culturas, parte do Movimento Humanista, este último fundado em 1969, cuja missão é facilitar e estimular o diálogo entre as diferentes culturas, além de lutar contra qualquer tipo de discriminação ou violência, visando a proteção dos direitos humanos. As atividades da Warmis incluem oficinas focadas na capacitação e melhora da autoestima de mulheres imigrantes, a promoção de organizações entre as próprias imigrantes para que possam ser atuantes em suas comunidades, a tradução de materiais oficiais para que sejam acessíveis aos imigrantes, entre outras ações que promovam a não-violência.

Compartilhando desse enfoque humanista, a Agência Internacional de Notícias Pressenza é um espaço aberto à expressão de base social. Fundada em 2009 na Itália, hoje a agência conta com presença em 24 países, difundindo notícias em inglês, italiano, francês, espanhol, português e alemão. A Pressenza é independente de qualquer interesse econômico e sua equipe é formada por voluntários com experiência em comunicação e ativismo social. Todo o conteúdo produzido pela agência de notícias está disponível gratuitamente no portal www.pressenza.com.

Painel “Mídia Livre e Migração”

Data e hora: Quarta-feira, 23 de março, às 19h.

Local: Sala Stadium, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Rua Doutor Alvaro Alvim, 90 – São Paulo (SP)

Entrada: livre, mediante inscrição (acesse aqui) http://assista.quatrov.com.br/w/1e2ezlpe5nDKIrA84ec9-4a804

Informações: evento no Facebook Com informações da Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas

Página Original: