Bloco das mulheres da 8ª Marcha dos Imigrantes

Este ano em São Paulo, a 8ª edição da Marcha dos e das Imigrantes tem como tema principal “BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA @S IMIGRANTES”

A marcha contará com UM BLOCO DE MULHERES IMIGRANTES organizado pelo Frente de Mulheres Imigrantes que reivindica maior equidade de gênero no contexto migratório.

São reinvindicações da frente: 

  • Saúde da mulher (tratamento digno e humanizado no atendimento; o respeito às diferenças culturais no momento do atendimento no período da gestação e parto; tratamento de saúde multilíngue nos centros de saúde onde haja maior convergência de mulheres imigrantes);
  • Diminuição da violência sobre a mulher (atendimento multilíngue e humanizado nas delegacias da mulher; fim da violência doméstica e sexual; direito de uso de anticoncepcionais a favor do planejamento familiar);
  • Dignidade no trabalho (divisão equalizada do trabalho doméstico; remunerações iguais; fim do assédio moral e sexual; condições seguras e dignas de trabalho);
  • Imigração (por um mundo sem papéis e sem fronteiras; por uma lei de imigração justa e humana; pelo fim da xenofobia).

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2000, o Dia Internacional do(a) Imigrante foi declarado quando foi aprovada a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos(as) Trabalhadores(as) Migrantes e os Membros de suas Famílias. Ao redor do mundo, dezembro é um mês no qual simbolicamente os e as imigrantes manifestam-se pela aplicação dos princípios humanos contidos nos documentos da ONU.

A marcha ocorrerá no domingo, 7/12/2014, a partir das 9h.
Sairá da Praça da República (esquina com a Barão de Itapetininga), passará pela Av. São Luis, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina e terminará na Praça da Sé.

Acesse aqui o evento no Facebook

Todos aqueles preocupados com a construção de um mundo mais justo e igual, inclusive quanto ao gênero, estão convidados a participarem desta marcha.

Participam da organização da Frente de Mulheres:

  • Educar para o Mundo;
  • Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas;
  • Projeto Sí, yo Puedo;
  • Rede de Apoio ao Migrante - Guarulhos;
  • Mulheres independentes.

jobana

Preparando os materiais para o Bloco

 

Quem Somos

Somos mulheres voluntárias, que queremos transformar nossa realidade, desenvolvendo e promovendo atividades em nossas comunidades.

Quer saber mais?

Projetos

Conheça os projetos nos quais a Warmis esta envolvida. Saiba o que fazemos e o que queremos mudar. Seja a mudança conosco!

Conheça!

Materiais

Lista de Materiais sobre migração, mulheres, não-violência ativa e humanismo universalista. Confira! A lista está sempre sendo atualizada.

Leia mais

Blog

Nosso Blog está sempre atualizado com as últimas notícias referidas aos nossos projetos e aos temas referentes a mulheres e migração.

Confira!