Skip to main content

Bate-Papo: Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

No próximo dia 18 de julho, o Centro Cultural São Paulo sediará um bate-papo especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. O evento, organizado pela Equipe de Base Warmis-Convergência das Culturas, visa celebrar e reconhecer a importância das mulheres negras na sociedade, além de fortalecer o movimento pela igualdade racial e de gênero.

A data, originada a partir do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas realizado em 1992, na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, tem sido reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco significativo na luta por justiça e igualdade. No Brasil, além da celebração do Dia Internacional, também é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, estabelecido pela Lei 12.987/2014, com o intuito de dar visibilidade ao papel das mulheres negras na história brasileira.

O bate-papo contará com a participação de convidadas especiais que se dedicam incansavelmente à promoção da igualdade racial e de gênero. Entre elas, destaca-se Victoria Saavedra, cantora e compositora colombiana, que encontrou na música afro-latina sua identidade e forma de expressão. Rosmery Raymunda Miranda, imigrante boliviana e representante da fraternidade folclórica Saya Afroboliviana Integracion Bolivia, trará suas vivências e experiências no combate ao racismo e à discriminação. Além disso, Cinthia Abreu, fundadora do samba Negras em Marcha e participante ativa da marcha das Mulheres Negras de São Paulo e marcha Mundial de Mulheres, também estará presente para compartilhar sua trajetória e contribuições.

25-julho.jpeg

O objetivo do evento é proporcionar um espaço de reflexão coletiva, aprendizado e diálogo construtivo sobre a importância das mulheres negras na sociedade. Será uma oportunidade para conhecer as lutas históricas, os avanços alcançados e os desafios ainda enfrentados por essas mulheres. A troca de experiências visa fortalecer o movimento pela igualdade racial e de gênero, promovendo uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e justa.

O evento ocorrerá na Sala de Debates, Piso Caio Graco, do Centro Cultural São Paulo, das 18h30 às 20h. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. A presença de cada pessoa é essencial para fortalecer o movimento e promover a valorização das mulheres negras em nossa sociedade.

Participe desse bate-papo especial no Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha e contribua para a construção de um futuro mais igualitário e justo para todas as pessoas.

  • Acessos 197

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!