Skip to main content

Cinema Latino-americano: El Salvador

Como uma forma de tentar fugir um pouco da crise que vivemos no momento, criamos essa listinha de filmes e documentários para assistir em casa. São produções não comerciais de alguns países da América Latina.

Arte por @n_cmamani e @luizahess

Sinopses:

Voces Inocentes (2014), por Luis Mandoki
A história de Chava, um menino de onze anos que pego pelas circunstâncias tem que se converter no homem da casa, após a morte de seu pai abandonar a família em plena Guerra Civil. Durante a década de 80 em El Salvador, as forças armadas do governo recrutavam crianças de doze anos tirando-os das escolas.

En Tus Manos(2009), por Ron Jacobs
Nas periferias da Colômbia, onde a prosperidade é ditada pela brutalidade, um garoto em conflito busca ser membro de uma gangue brutal, com a esperança de um dia ter o poder de determinar seu próprio destino.

La Vida No Es Igual (2007), por Oscar Torres
Dois pequenos super heróis que vivem nas ruas contam seus aprendizados de sobrevivência.

El Salvador: Archivos perdidos del conflicto (2014), por Gerardo Muyshondt
Um longa documental que conta a história do conflito bélico El Salvador sofreu durante a década de 80. Os protagonistas da guerra sobre suas memórias e reflexões trinta anos depois do conflito.

Quimeras (2014), por Edson Amaya
Em uma zona periférica de San Salvador a pobreza, o estresse, a miséria e a marginalidade, são pestes que acompanham seus habitantes dia a dia, roubando-lhes o espírito. Mas, Renacho Melgar e um coletivo de ativistas visuais lutam com pincéis para converter a cidade em um museu de arte moderno.

La Semilla y la Piedra (2011), por José Luis Sanz y Julio López
A história do povo Ixil é de nomadismo forçado, de fugas de cinco séculos desde que os espanhóis adentraram a força em sua terra e cultura. Fazem apenas quatro décadas que o genocídio durante a Guerra interna guatemalteca os expulsou para as montanhas e roubou suas propriedades.

Todos filmes e documentários citados estão no link a seguir:

CICLO DE CINE SALVADOREÑO
https://escinesv.com/quedateencasa/?fbclid=IwAR3vRUl8lx679oeBDkz2ZhoRUL7gPeLFSFF8cZiYHJB4Dm0Wok3njNoR9rY

  • Acessos 260

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!