Skip to main content

Cinema Latino-americano: EUA

Como uma forma de tentar fugir um pouco da crise que vivemos no momento, criamos essa listinha de filmes e documentários para assistir em casa. São produções não comerciais de alguns países da América Latina.

Todos os filmes/documentários estão grátis na internet, em plataformas como o YouTube, Vimeo ou ONGs. A liberação das produções vieram de iniciativas das plataformas ou dos próprios diretores para ajudar a passar o tempo em quarentena.

Arte por @n_cmamani e @luizahess

Sinopses:

Sin País (2010), Theo Rigby (Vimeo)
Depois de criar sua família nos EUA por quase vinte anos, Sam e Elida Mejia são deportados de volta para Guatemala, sua terra natal. O filme traz imagens impressionantes e intimidantes.
https://vimeo.com/12434551

Baby Mama High (2014), por Heather Ross (PBS.org)

São as últimas semanas do ensino médio para Yessenia, uma mulher de fala mansa com duas filhas pequenas e um namorado que prefere que ela fique em casa do que ir à escola. Yessenia é forçada a escolher: defender a si mesma e suas filhas, ou ceder à expectativa
https://www.pbs.org/video/independent-lens-baby-mama-high/

I really want to make it (2013), por Ray Telles (PBS.org)

Sharon Montano, de Oakland, decide voltar à escola aos 20 anos, após anos de abuso de substâncias e outras lutas. Quando ela descobre a Academia Civicorps, finalmente consegue outra chance de obter um diploma do ensino médio – e um futuro.
https://www.pbs.org/video/independent-lens-i-really-want-make-it/

Immigrant High (2013), por Xochitl Dorsey (PBS.org)

Os adolescentes imigrantes enfrentam discriminação, barreiras linguísticas, tradições culturais desconhecidas – enquanto lidam com as mudanças da adolescência. A Immigrant High nos leva aos corredores da Pan American International High School, em Queens, Nova York, uma escola que visa dar a seus alunos latinos um lugar para pertencer e se destacar.
https://www.pbs.org/video/independent-lens-immigrant-high/

Can’t Hold me Back (2013), por Madeleine Bair (PBS.org)

O filme segue o adolescente de Detroit, Fernando Parraz, que supera uma montanha de obstáculos e se torna o primeiro membro da família a ganhar um diploma do ensino médio – sua entrada para as lutas de pobreza e violência no centro da cidade. Ele encontra apoio de uma figura improvável: seu pai, um ex-gângster que sofreu os custos de seus próprios erros.
https://www.pbs.org/video/independent-lens-cant-hold-me-back/

America by the Number com Maria Hinajosa (2016), por Charlotte Mangin (PBS.org)

Uma análise do poder e a política, acompanhando os novos eleitores que estão se engajando no processo político e exercendo influência nas vilas e cidades de todo o país. Este programa apresenta números surpreendentes e as emocionantes histórias da vida real por trás da mudança da população, demonstrando como a demografia se torna destino da política nas eleições de 2016 e além.
https://www.pbs.org/wgbh/america-by-the-numbers/episodes/

So Close to America : Farmworker Realities in the Days of Trump and Beyond (2019), por Peter Carrs. (Vimeo)
Em “So Close to America” os espectadores são levados ao país agrícola, a uma análise do cenário, da mídia, e conversas com especialistas para descobrir se essas afirmações muitas vezes repetidas resistem a evidências concretas.
https://vimeo.com/299093446

  • Acessos 185

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!