Skip to main content

Comidas Fronteiriças: Tortillas

Há controvérsias sobre as origens e a autenticidade de tortillas de farinha de trigo nos Estados Unidos e no México. Pessoas gostam de dizer que tortillas de farinha de trigo não são Mexicanas porque são mais comuns na culinária nos Estados Unidos. Para muitas pessoas, as tortillas de milho são as únicas verdadeiras tortillas. Existiam tortillas de milho no México Pré-Colonial. As tortillas de farinha de trigo supostamente originaram no norte do México no século XVI ou XVII. Muitos historiadores teorizam que conquistadores espanhóis (que na época talvez eram judeus ou muçulmanos que queriam fugir da inquisição) queriam recriar o pão árabe com o que tinham acessível na terra nova para eles.

É importante notar que tortillas de farinha de trigo são frequentemente consumidos até hoje no norte do México e também  fazem parte da culinária de Mexicanos e Mexicano-Americanos nos Estados Unidos. Para mim, isso significa que são Mexicanas e Estado Unidenses. A tortilla de farinha de trigo é uma comida fronteiriça.

Hoje em dia, as tortillas de farinha de trigo são parte integral da culinária local no norte do México e nos estados de Califórnia, Arizona, Novo México e Texas nos Estados Unidos. Tortillas de farinha de trigo são usadas para quesadillas, tacos, burritos e muitas outras coisas. Essas tortillas são um pouco diferentes em diferentes regiões dos Estados Unidos e México. Por exemplo, no Texas, as tortillas costumam ser mais grossas porque usam um pouco mais fermento em pó. No Novo México as tortillas têm mais sabor de trigo por conta da farinha regional. No Arizona as tortillas são mais finas e maiores.

Eu tenho seis anos morando no Brasil. Sou originalmente de uma cidade que se chama Long Beach no estado da Califórnia nos Estados Unidos. São duas horas de carro para chegar na fronteira com México. A comida Mexicana sempre fazia parte da minha vida. É a comida de que tenho mais saudades morando aqui em São Paulo porque os lugares de comida Mexicana que já conheci aqui não parecem nada com a comida Mexicana que eu conheço de México ou dos Estados Unidos. Aprender a fazer tortillas foi uma coisa importante para eu me sentir mais como eu no meu novo país. Amo fazer tortillas para meus amigues e família aqui. A culinária é uma forma importante para compartilhar minha cultura e cozinhar é uma das minhas linguagens de amor.

Tortillas são a comida perfeita para mim, porque podem ser usadas para tantas coisas e qualquer refeição. Adoro comer tortillas no café da manhã com ovo e feijão. Às vezes esquento duas juntas com manteiga, canela e açúcar no meio para uma sobremesa rápida. Agora tenho um filho de um ano e uma das comidas prediletas dele é quesadilla com purê de batata doce misturada com o queijo derretido.

Uma das melhores coisas sobre as tortillas de farinha de trigo é que são relativamente baratas para fazer e são bastante fáceis para preparar. Segue embaixo a minha receita para as tortillas. Estou animada para saber como vocês vão servir suas tortillas.

tortilla.jpeg

Como fazer Tortillas de Farinha de Trigo:

 Esta receita rende 12 tortillas

Ingredientes:

  • 3 copos americanos de farinha de trigo branca*
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/3 copo americano de óleo de girassol
  • 1 copo americano de água morna

Preparação:

  1. Mexa a farinha, o sal e o fermento em pó com um garfo.
  2. Adicione o óleo e mexa com seus dedos até o óleo ficar totalmente incorporado. Adicione um copo de água quente e mexa até poder formar uma bola grande com a massa.
  3. Deixe na tigela e cubra a tigela com plástico ou um pano por 30 minutos.
  4. Divida a massa em 12 bolas**
  5. Abra cada uma com um rolo numa superfície coberta com farinha.***
  6. Cozinhe numa chapa sobre fogo médio-alto. Vire a tortilla para o outro lado quando aparecem manchas marrons na primeira superfície.
  7. Aproveite as tortillas quando estão quentinhas e fresquinhas.****

*Um copo americano é o tamanho de um copo de requeijão normal

** Se quiser fazer burritos em vez de tacos ou quesadillas, faz só 8 bolas grandes.

*** Se não tiver rolo, pode tirar a etiqueta de uma garrafa vazia de vinho ou algo similar e usar isso para abrir a massa

**** Pode congelar as tortillas também. Só deixe elas esfriarem ao ar e faça uma pilha de tortillas e coloque numa bolsa plástica. Pode usar uma por uma quando quiser. Só esquenta elas na panela sobre fogo baixo. Sempre quando eu faço tortillas, faço a receita pelo menos triplicada.

Por Sam Serrano

  • Acessos 208

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!