Skip to main content

Dia do testemunho: celebrando as ideias de Silo

No dia 4 de maio de 1969, Silo fez sua primeira arenga pública em Punta de Vacas, na Argentina, marcando o início de sua contribuição e proposta para o pensamento humano. Durante a sua fala histórica, Silo expressou seu pensamento de forma explícita, alertando para a importância de distinguir o necessário do desnecessário para orientar a existência numa direção ética que nos encha de sentido e coerência.

Silo destacou a importância de superar a violência e o sofrimento, afirmando que não há política que possa solucionar o afã de violência enlouquecida. "A violência não é uma coisa do passado, não é algo que tenha sido superado na história. A violência está aqui e agora, e não há perspectiva de que termine num futuro próximo", afirmou neste dia.

Também ressaltou a importância de atender às necessidades básicas e internas do ser humano para superar a violência e o sofrimento. "Aprender a superar a violência e o sofrimento atendendo às necessidades é um tema crucial para o ser humano. Não só às básicas que nos espetam constantemente, mas também às de afeto, reciprocidade, participação ou comunicação sincera", disse Silo.

As palavras de Silo são ainda mais relevantes nos dias atuais em uma sociedade onde a violência é constante e naturalizada. É crucial aprendermos a superar a violência e o sofrimento atendendo às necessidades, não só as básicas, mas também as de afeto, reciprocidade, participação e comunicação sincera.

La curación del sufrimiento

O Dia do Testemunho é uma ocasião importante para lembrar as ideias e propostas de Silo para uma existência ética e coerente que nos ajude a superar a violência. Este dia é uma oportunidade para reforçar a importância da não violência ativa proposta pelo Novo Humanismo do Silo como estratégia de luta.

Durante a celebração do Dia do Testemunho, diversas atividades são realizadas para lembrar e reforçar a importância das propostas de Silo, como leituras, cerimônias, reflexões e intercâmbios. É uma oportunidade para refletir sobre como podemos superar a nossa própria violência e a violência do meio e intencionar uma vida coerente e em unidade.

As palavras de Silo são uma fonte de inspiração para superar os desafios da violência e do sofrimento em nossas vidas, em nossas comunidades e em nosso ativismo.

Para todos vocês: Paz, Força e Alegria, e Feliz 4 de maio!

Leia a arenga dada por Silo em 1969 chamada a Cura do Sofrimento

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!