Skip to main content

Evento na Câmara Municipal de São Paulo homenageia Salvador Allende e vítimas da ditadura no Chile

Em um mundo permeado por eventos históricos de grande magnitude, poucos nomes ressoam tão profundamente na consciência coletiva quanto Salvador Allende e o trágico episódio da Ditadura no Chile. Na data emblemática de 11 de setembro, que remete a momentos cruciais na história deste país sul-americano, estamos prestes a realizar um evento de memória que busca celebrar a vida e a visão de Salvador Allende, enquanto lembramos os horrores da ditadura e expressamos nossa solidariedade ao povo chileno. 

Salvador Allende

Salvador Allende: Um Líder Inesquecível

Salvador Allende, um visionário político e líder carismático cujo nome ecoa com respeito e admiração, foi o primeiro presidente socialista democraticamente eleito no continente. Sua liderança e compromisso com a justiça social e a igualdade o transformaram em um farol de esperança para muitos. Seu compromisso com a justiça social e a dignidade humana o tornou um símbolo global de esperança. No entanto, seu mandato foi marcado por desafios monumentais e oposição ferrenha, culminando em um dia que deixaria uma cicatriz profunda na história do Chile e do mundo.

O Golpe de 11 de Setembro e a Ditadura no Chile

Em 11 de setembro de 1973, o Chile assistiu a um golpe militar que derrubou o governo legítimo de Salvador Allende. O general Augusto Pinochet liderou esse golpe que marcaria o início de uma das épocas mais sombrias da história chilena. A Ditadura no Chile trouxe consigo repressão política, perseguição e uma série de violações aos direitos humanos. As cicatrizes deixadas por essa época ainda ecoam na sociedade chilena.

O evento também será uma oportunidade para lembrar as vítimas da Ditadura no Chile, um período sombrio em que muitos cidadãos chilenos sofreram perseguição e opressão.  Esta homenagem será um ato de solidariedade e empatia para com aqueles que sofreram e um compromisso  para garantir que tais atrocidades nunca se repitam.

A Câmara Municipal de São Paulo: Palco da Memória e Solidariedade

Este evento de memória e solidariedade será realizado no icônico Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo que, como uma instituição democrática, apoia esta iniciativa de recordar Salvador Allende, a Ditadura no Chile e demonstrar nossa solidariedade ao povo chileno em sua busca contínua por justiça e igualdade.

Homenagem ao Presidente Allende: Cultivando a Esperança

Esta celebração será uma verdadeira homenagem a Salvador Allende e seu compromisso com um Chile mais justo e igualitário. Ao lembrarmos sua vida e legado, renovamos nosso compromisso em continuar a luta por um mundo melhor, onde os direitos humanos e a igualdade sejam pilares inabaláveis.

Lakitas Sinchi Warmis: Celebrando a Cultura Andina

Uma parte especial do evento será a apresentação do grupo Lakitas Sinchi Warmis, frente de ação da Equipe de Base Warmis - Convergência das Culturas. Elas nos brindarão uma experiência única, celebrando a rica cultura e herança dos Andes por meio de música e dança. Esta é uma oportunidade única para vivenciar a vibrante e diversificada cultura latino-americana. Também haverá apresentação dos grupos Ameríndios e Entre-Latinos.

Unidos em Solidariedade com o Povo do Chile

Este evento é organizado pelo Grupo Canto Libre, a Associação Brasileiro-Chilena de Amizade e a Vereadora do Partido dos Trabalhadores Luna Zarattini. É um momento de demonstrar que as fronteiras não podem conter o poder da solidariedade humana.

Participe Conosco!

Junte-se a nós no dia 11 de setembro de 2023, às 19h, no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo, para este emocionante encontro em homenagem a Salvador Allende, à memória das vítimas da Ditadura no Chile e ao povo do Chile. Este evento é uma oportunidade única para se conectar com a história e a cultura chilena e mostrar seu apoio à busca contínua por justiça e igualdade.

Lembre-se, Salvador Allende ensinou-nos que "a história é nossa e a fazemos nós mesmos". Juntos, podemos fazer a diferença e honrar um legado de esperança e solidariedade. Venha fazer parte deste momento significativo. Te esperamos lá!

  • Acessos 574

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!