Skip to main content

Encontro de mulheres migrantes pesquisadoras: um espaço para o intercâmbio de experiências e saberes


Encontro de mulheres migrantes pesquisadora
Registro do encontro do dia 12 de Setembro no Centro Cultural São Paulo.

No dia 12 de setembro de 2023, o Centro Cultural São Paulo sediará o "Encontro de mulheres migrantes pesquisadoras: Se faz caminho ao andar". O evento reunirá mulheres de diferentes países da América Latina para compartilhar suas experiências e saberes como pesquisadoras migrantes no Brasil.

Encontro de Mulheres Migrantes Pesquisadoras: Unindo Experiências e Saberes

O "Encontro de Mulheres Migrantes Pesquisadoras" é um evento de destaque na cidade de São Paulo. Ele não apenas celebra a diversidade de culturas e experiências representadas na cidade, mas também coloca em foco o papel fundamental das mulheres migrantes no mundo da pesquisa.

O evento é organizado pela Equipe de Base Warmis - Convergência das Culturas, uma iniciativa que visa promover o diálogo intercultural e fortalecer o papel das mulheres em diversas esferas da sociedade. O encontro se torna, assim, uma plataforma para as vozes e experiências das mulheres migrantes pesquisadoras.

Mulheres Migrantes Pesquisadoras: Uma Abordagem Única

As mulheres migrantes pesquisadoras trazem consigo uma perspectiva única para o mundo acadêmico. Elas não apenas contribuem para o avanço do conhecimento, mas também enriquecem as discussões com suas histórias de vida e experiências pessoais. Este evento é uma oportunidade única de conhecer suas trajetórias, desafios e conquistas.

Mulheres migrantes enfrentam desafios únicos ao perseguirem carreiras acadêmicas. Elas frequentemente lidam com questões relacionadas à adaptação cultural, barreiras linguísticas e desafios sociais. No entanto, essas experiências também as tornam resilientes e dotadas de uma perspicácia única, que pode enriquecer o campo da pesquisa.

Palestrantes Destacadas

O "Encontro de Mulheres Migrantes Pesquisadoras" apresentará um elenco de palestrantes destacadas, cujas trajetórias e realizações merecem reconhecimento:

Vivian Javiera Castro Villarroel (Chile)

Artista visual, pesquisadora FAPESP de pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas na Universidade Federal de São Paulo, professora de Fotografia da FAPCOM e autora da obra “Rio desborde” que reúne um vídeo-ensaio e um livro.

Liza Acevedo Sáenz (Colômbia)

Realizadora audiovisual e doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo, Liza recebeu o Prêmio Vídeo de Pós-graduação USP por suas contribuições nas Ciências Sociais e Humanas.

Ayelén Medail (Argentina)

Pesquisadora, tradutora e professora. É doutoranda em Literatura Hispano-americana pela USP, onde pesquisa os ensaios de Gabriela Mistral e Alfonsina Storni em chave ginocrítica. Traduziu Dezenove garras e um pássaro Preto e Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica (Darkside), História do Leite, de Mónica Ojeda (Jabuticaba) e A arte do erro, de María Negroni, em parceria com Diogo Cardoso (100/cabeças).

Temas Abordados

A migração é um tema de grande relevância na atualidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 281 milhões de pessoas viviam fora de seu país de origem em 2020. A América Latina é uma região com uma longa história de migração, e as mulheres migrantes representam uma parcela significativa da população migrante.

As mulheres migrantes enfrentam uma série de desafios, incluindo a discriminação, a exploração e a falta de acesso a direitos e oportunidades. Elas também enfrentam obstáculos específicos no campo da pesquisa, como a falta de financiamento e de apoio institucional.

Durante o evento, serão explorados diversos temas relevantes para as mulheres migrantes pesquisadoras. Entre os tópicos em destaque estão:

Literatura de Autoria Feminina na América Latina

A literatura escrita por mulheres na América Latina é um campo literário incrivelmente rico e diverso. Ao longo dos anos, as autoras latino-americanas têm contribuído significativamente para a literatura mundial, trazendo perspectivas únicas e poderosas para a escrita. Elas frequentemente exploram temas relacionados à identidade, gênero, política e cultura, oferecendo uma visão única das realidades e desafios enfrentados pelas mulheres na região. Durante o evento, podemos esperar uma análise aprofundada dessas contribuições literárias, bem como discussões sobre como a literatura de autoria feminina pode moldar e influenciar as sociedades latino-americanas e além.

Experiências de Mulheres Familiares de Pessoas Desaparecidas pelo Conflito Armado Colombiano

O conflito armado na Colômbia deixou uma marca profunda e dolorosa na sociedade colombiana, afetando inúmeras famílias que tiveram entes queridos desaparecidos. As mulheres que são familiares dessas vítimas muitas vezes desempenham um papel fundamental na busca por justiça e na defesa dos direitos humanos. Durante o evento, podemos esperar ouvir relatos comoventes e poderosos dessas mulheres, que através da linguagem audiovisual compartilharão suas experiências, lutas e conquistas na busca por verdade, justiça e reconciliação em meio a um contexto de conflito contínuo. Suas histórias são um testemunho da resiliência humana e da busca implacável pela paz.

Impactos das Inundações nos Principais Rios de São Paulo e Santiago

O documentário "Rio Desborde"oferece uma profunda reflexão sobre as inundações e a crise do modelo de desenvolvimento em ambas as cidades latino-americanas. Através de duas perspectivas distintas, uma baseada em conceitos de natureza e progresso e outra centrada na cidade oculta e marginalizada, são analisados quatro documentários-chave: "Retificação do Tietê" (1940) de B. J. Duarte e "Lacrimosa" (1970) de Aloysio Raulino e Luna Alkalay no Brasil, e "Las callampas" (1957) de Rafael Sánchez e "Mapocho" (2008) de Cristóbal Zapata no Chile. Além disso, são abordados a reutilização de parte desse material audiovisual em "Rio desborde" e uma discussão detalhada sobre a metodologia de produção e edição, considerando a noção de ensaio audiovisual.

Agenda do Evento

O "Encontro de Mulheres Migrantes Pesquisadoras" está programado para acontecer em 12 de setembro, das 18h às 20h, na Sala de Debates, Piso Caio Graco, do Centro Cultural São Paulo. Com entrada livre o evento promete uma noite enriquecedora de aprendizado e troca de ideias.

Conclusão

O "Encontro de Mulheres Migrantes Pesquisadoras" é um evento imperdível para quem se interessa por pesquisa, cultura e diversidade. Ele destaca o papel significativo das mulheres migrantes no mundo acadêmico e oferece uma oportunidade única para explorar uma variedade de tópicos relevantes.

Não perca a chance de participar e se envolver em discussões estimulantes lideradas por mulheres migrantes pesquisadoras. Sua presença é fundamental para tornar este encontro um sucesso e para celebrar a diversidade e o conhecimento em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!