Skip to main content

Música andina: Lakitas Sinchi Warmis

Você conhece as lakitas? A tropa de lakitas é uma agrupação coletiva, composta por um grupo de sopradores que executam dois instrumentos em pares para construir entre os dois uma melodia só. Um soprador será o guia (Ira) e outro quem o segue será (Arca), surgindo assim o nome de cada parte do instrumento. A este grupo de sopros se une um trio de percussão: bombo, caixa e pratos de fanfarra. Aos integrantes de uma comparsa se lhes denomina de laka ou lakita.

Nas cidades surgem as comparsas urbanas como um novo conceito e estilo abrindo-se aos espaços e contextos territoriais inovadores na prática musical, deixando atrás esta execução exclusiva às festividades agropastoris ou religiosas; ampliando o cenário a festas que reúne a toda a comunidade como batizes, matrimônios, comemorações em geral, aproximando esta manifestação artística às sociedades ocidentalizadas, promovendo a Cultura Andina mediante a expressão musical.

Nesta oportunidade a apresentação será realizada pelo Lakitas Sinchi Warmis, grupo musical integrado por mulheres de diversas nacionalidades, como Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Costa Rica, Peru, entre outras.

Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos).
Duração: 40 min.

Dia 5 de maio às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 10 de maio às 14h30 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 11 de maio às 15h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 20 de maio às 14h - Bosque de Leitura Parque do Trote
Dia 3 de junho às 14h - Bosque de Leitura Parque Anhanguera
Dia 6 de junho às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

  • Acessos 410

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!