Skip to main content

Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia


Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia

O Movimento de Cultura de Paz Cotia nasceu por iniciativa de representantes de religiões de matriz africana, Candomblé e Umbanda. Inicialmente, o evento foi batizado de Caminhada do Axé. Porém, os próprios integrantes das casas de matriz africana defenderam que o movimento fosse inclusivo, de defesa dos direitos todas as culturas e suas manifestações, promovendo valores e uma nova atitude e uma nova relação humana: de respeito ao comportamento, à crença religiosa e sua profissão de fé, aos povos e suas origens, gênero, promoção da solidariedade e dos direitos humanos, da democracia e da preservação do planeta. A partir desta atitude várias outras entidades se juntaram ao movimento, tornando-se inter-religioso e multicultural.

Desde 2018, o movimento Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia é realizado pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Cotia.

Fonte: Prefeitura de Cotia

Todo ano é realizada uma caminhada pela ruas da cidade com representantes das diversas organizações e da cidadania. Também é realizado mensalmente um Café com Axê, evento onde se reunem as diversas espiritualidades para compartilhar suas sabedorias.

Compartilhe este conteúdo com seu contatos!